domingo, abril 29, 2007

Viagem # 28 - Índia (Mumbai, Delhi, Haridwar, Agra, Jaipur)

Ame ou odeie. Viva ou esqueca. Perfume ou odor.

Nao ha como passar despercebido pela India, país de tamanhos contrastes.

Miseria e Luxo andam de maos dadas na danca da vida naquele pais.

Cheguei em Mumbai, a maior cidade da India. Cosmopolita, de vida agitada e trafego inconcebivel até para os motoristas mais imprudentes de Sao Paulo. A poluicao se mistura a humidade da cidade, banhada pelo Mar Arabe e recortada pelos arranha-ceus.


Delhi - a capital indiana nao difere muito de Mumbai, a nao ser pelo calor mais seco e as vacas que atrapalham o caotico transito. Delhi é temperadapor noites frescas e agradaveis, alem de uma culinaria com influencia Afega que é uma delicia!


Haridwar - uma das cidades sagradas ao longo do magico e imponente rio Ganges, Haridwar situa-se nos pés do Himalaia. A fé que cerca esse povo é incrivel ao ver seus devotos banhando-se nas aguas do rio sagrado.




























Agra - fizemos o tringaulo dourado (The Golden Triangle - Delhi, Agra aJaipur). A principal atracao de Agra - O Taj Mahal. As fotos nao transmitem nem 1/10 do que realmente é essa maravilha do mundo moderno. Minhas expectativas foram mais que superadas.











































Jaipur - The pink city. Nao chega bem a ser rosa, mas a cor alaranjada das pedras usadas nas edificacoes aumenta a sensacao termica. Essa bela cidade no meio do deserto do Rajastao, abriga a arquitetura Rajasntani mais bem conservada da India. O passio de camelo e o exotico passeio de elefante valem a viagem de quase 6 horas por 250 km.













































A India é uma festa. As pessoas sao felizes. O que me preocupa relamente é como a India saberá conciliar todo o processo de modernizacao sem perder suas culturas milenares. Como um pais pode conviver com um trafego caotico que é disputado cm a cm com vacas? Como banhar-se com agua contaminada, correndo o risco de contrair doencas intestinais serias (isso vale a Mumbai tambem)? Como esquecer as mais de 40 e tantas linguas faladas no pais e adaptar o ingles definitivamente? Sao essas e outras perguntas que proponho a quem for visitar a Inda.


Peco protecao aos Deuses, curvo-me em respeito.












Viva a India!
Bharat Mata!
Namastê.













5 comentários:

Juju Wee disse...

lindissimo..
beijo, ju

Alan disse...

Preciso me preparar para uma viagem pra lá...quem sabe no ano que vem!
Muito legal as fotos!
Grande abraço e boa viagem de volta amanhã.

RoMartinucci disse...

Todos os comentários já fiz pessoalmente... hehehe as fotos ficaram lindas! Beijos!

anwalt disse...

die bilder sind beeindruckend

sieht so aus, als hättest du viel spass gehabt und viel erlebt

Marlene Maravilha disse...

Isto é um sonho! Absolutamente lindo! TEmos muito o que conversar pessoalmente!
beijos da tia.