terça-feira, agosto 15, 2006

Viagem # 20 - Grécia - Parte I - Atenas

ELLA!!! Só quem já esteve lá sabe o que significa visitar a Grécia no alto Verao. Um calor, uma poeira, mas nada disso importa se estamos na GRÉCIA. Uma semana de férias em Rhodos, muito sol, mar, praia e descanso. Estive acompanhado nesta viagem de minha amiga Ane, responsavel por muitas das belas fotos que estao neste e virao nos próximos posts. Tiramos um dia para um visita a Atenas, fomos e voltamos no mesmo dia.

Atenas é MAGNIÍFICA, sobrevive ao tempo e a própria Atenas. Cidade grande, muito transito e poluicao, porem com seu charme estampado em cada uma de suas esquinas, seja ela com um monumento ou sitio arqueologico ou um cafe contemporaneo. Fizemos tudo a pé, desde a Acrópole, ao mercado de pulgas de Monastiraki e as charmosas ruelas de Plaka com seus restaurantes e comercio de souvenirs.

No sitio arquelogico de Akropolis, encontramos logo na entrada o Teatro de Dionisio (daí comeca a viagem no tempo, voce comeca a imaginar como as primeiras pecas foram encenadas alí, os lugares de honra na arena, o palco...) ,

o caminho nos leva a entrada do Portico de Eumenes e a escalada até atingir o ponto mais alto da Akropolis, de onde se obtem uma vista fascinante da cidade sobre os pés do Parthenon e das Kariatides, de tirar o fôlego! Saindo da Akropolis visitamos o templo de Zeus, o templo mais imponente de toda a Grecia, o que tinha as colunas mais altas e o mais espacoso deles, porem das cento e tantas colunas do original apenas 14 ainda estao de pé. :-(

Fizemos uma parada para nos recuperar do calor nas ruelas de Plaka, porém com o tempo curto nao nos demoramos muito e seguimos a caminho da Ancient Agora, onde encontramos o Portico de Attalus e o magnífico templo de Hephaestos, o mais bem conservado de toda a Grecia. Uma andada para comprar umas bugigangas em Monastiraki onde encerramos nosso passeio no museu de Keramikos. Hora de voltar pro aeroporto e voltar pra Rhodos, onde continuará o próximo .

Até lá! :-)