segunda-feira, abril 03, 2006

Viagem #13 - Paris

Lá vamos nós, mais um destino percorrido, Paris. Nesta viagem nao faltou emocao, foi extamente tudo perfeito.

Depois de mais de nove anos, retorno a Paris. Foi como reencontrar um amor, esquecido no passado, que assim que voltei a por os olhos nessas esquinas, meu coracao bateu muito forte.
Paris é isso tudo, bom gosto em cada celula, a cada passo novos cenarios nascem diante dos olhos.

É inevitavel, mas preciso relatar os fatos por ordem cronologica, pois foi exatamente essa sequencia de fatos que descrevo que fez tudo parecer mágico.

Chegando na quarta em Paris, o reencontro com meu amigo de tempos... o Alan. Trabalhamos juntos em Sao Paulo, mas o mundo é pequeno e dá muitas voltas, anos mais tarde nos encontramos em Paris. Alan é um parisiense nato, sem sombra de duvidas. Ele está tao integrado com a cidade, o idoma, a pressa parisiense (pois tá dificil de acompanhar sua agilidade pelo metro de Paris), conhece os melhores cafés e restaurantes. Melhor guia em Paris, impossivel. Sem mencionar a localizacao do seu apê, no coracao do Marais.
Nos encontramos conforme o combinado, mas logo nos separamos. Comecei a revisitar Paris. Uma caminhada sem pressa pelos Champs Elysees, descer a Rue do Rivoli e claro, parar no Louvre. Pra encerrar, uma caminhada rapida nas ruas da Bastille e um café sem compromisso a contemplar a bela torre.
Um dia de reencontro
No segundo dia, acompanhei o Alan a Jouy en Josas, cidade do MBA dele, fica a poucos minutos de Versailles, que claro nao podia deixar de visitar o imponent castelo. A noite, fomos jantar na Bastille, Café des Anges, Alan - Respect!
Um dia de bon-vivant
No terceiro dia parti cedo para escalar a grande torre. Um sonho que nao havia feito da primeira vez que estive em Paris. Gastei duas horas, contemplando a cidade Luz do alto, tudo tao pequeno la embaixo, o pensamento se misturava a emocao e juntos eram levados pelo vento que soprava forte lá em cima. Nao faltou a caminhada em direcao aos Invalides, descer as margens do Sena, até chegar ao fabuloso Museu D'Orsay. A noite, um jantar inesquecivel no 'A 2 pas de 3' com os amigos do Alan, a mesa mais gloalizada impossivel.
Um dia de novas descobertas
Talvez o quarto dia tenha sido o dia mais especial de todos. Partimos pra Euro Disney, uma fábrica de sonhos, como é bom voltar a se esquecer do tempo e sentir aquele frio na barriga descendo a Space Mountain. Claro que nao poderia ficar sem tirar a foto com o Mickey, hehe.
Já a noite fui realizar um outro sonho antigo. Conhecer os mesus primos franceses, os quais sabia da existencia apenas pelo meu avo. Foi extramente emocionante conhece-los. Trata-se do primo Antonio, primo direito de minha mae, casado com a prima Augusta, ambos portugueses. Tenho tambem 2 primos franceses, a Carla (casada com o Patricio) e o Daniel. Familia Saraiva. Simpatissimos, nos acolheram de bracos abertos, mesa farta, risadas e muita alegria. Espero poder retribuir todo o carinho daquela noite especial um dia no Brasil.
Um dia de sonho e emocao
Quinto dia, o dia amanheceu brilhante, Paris parecia ser acariciada pela manha clara e alegre de domingo. Fomos assistir a missa na Catedral de Notre Dame, sem palavras neste blog para descrever. Rezada em mais de cinco idiomas (frances, ingles, alemao, portugues, espanhol, italiano, arabe e latim - essa foi a ordem de aparicao), a missa foi acompanhada por um belo coral. Apos a celebracao, fomos almocar num delicioso restaurante libanes nas redondezas, Mike, Alan e eu. Uma caminhada pelo Quartier Latin, uma mirada sem destino pelo Sena. Hora de voltar pra Hamurgo.
Um dia de contemplacao
Isso sao apenas palavras, palavras sem cor, sem intensidade, para expressar o que vivi em Paris nestes 5 dias.
Paris, volto em breve, nao posso ficar mais 9 anos sem te ver.
E assim é nossa vida, a cada dia descobrimos ou redescobrimos coisas que estao bem debaixo dos nossos narizes. Paris foi assim, e quero que permaneca na minha memoria por muito tempo, o cheiro do crepe, o som abafado dos saltos nas calcadas, as buzinas distantes, o corre-corre com elegancia, a vida borbulhando.
Mais uma vez, Alan, muito obrigado por todo tempo e atencao dispensada pra mim em Paris. Estava tudo ótimo. Espero poder tambem te mostrar uma Hamburgo diferente da que voce conheceu antes.
Vive la France! Vive Paris! La vie est belle!!!