sexta-feira, setembro 01, 2006

01 de Setembro de 2006, 1 ano em Hamburgo.

Parece mesmo que foi ontem, chegava eu em Hamburgo, atrasado pois o voo de Sao Paulo a Frankfurt pra variar, claro, atrasado.

Tudo era novidade, os lugares, as pessoas, o clima, o povo.

Pra quem me acompanha neste blog desde o inicio, lembra-se perfeitamente dos meus primeiros dias por aqui. Foram dificeis! Nao porque era um imigrante em condicoes talvez um pouco melhores as de muitos outros que chegam por aqui diariamente, pois ja contava com transporte, casa, emprego e instrucao. Mas mesmo com isso tudo, em nada fui diferente. Hoje sei o que siginifica ser um Imigrante. Como meus avos e minha mae que chegaram ao Brasil ha tantos anos atras.

O ser humano possui uma capacidade, diria um Dom Divino, de adaptar-se a qualquer circunstancia, como nao sou diferente de ninguem, tambem consegui me adaptar. Levei 3 longos meses pra isso. Nao foi facil.

Tudo vale a pena quando a alma nao é pequena, ja dizia um patricio meu. Pois é, valeu MUITO a pena.

Conheci muita gente, fiz novos e verdadeiros amigos, valorizei pessoas e coisas inumeraveis que estao presentes na minha vida.

Capitais, vilarejos, grandes centros urbanos, praias, conheci todos e ainda vou alem.

Fortaleci meu espirito, aprendi uma nova lingua, experimentei novos sabores, vivi novas emocoes.

Ontem, ao olhar a queima de fogos no ceu de Hamburgo, parecia que aquele momento queria me fazer dizer algo, e eu disse. Olhei pra cidade, pros fogos iluminando os predios, levantei meu brinde imaginairio e comemorei. Comemorei com o Renato, esse Renato que descobri. Agradeco a ele por toda a coragem que teve de deixar seu mundo pra tras e exploarar esse novo mundo.

Viva Hamburgo!
Viva o Renato!
Viva a Vida!

6 comentários:

Anônimo disse...

oi, re
vc vai me achar uma boba.. mas meus olhinhos se enxeram de lagrimas lendo este post...
parabens por ter tido força e por ter superado as dificuldades do inicio. vc merece cada pedacinho desta conquista.
beijos e parabens! ;)
ju

Anônimo disse...

oooooooooooopss
encheram!!
que pessimo! hahahaha

Marlene Maravilha disse...

Re, meu querido.
Eu realmente amei este post. Acreditava desde o início que seria assim, por isso dei tanto conselhos cheios de coragem.
Fico muito, muito feliz mesmo!
Parabéns! Não só pelo que já viste,conheceste e admiraste, mas principalmente por teres te descoberto uma nova pessoa, crescida emocionalmente.
Viva o Renato!!!
Viva a Vida!
beijos da tia.
E o Rodrigo? está gostando?
beijos para ele tb.

Alan disse...

Renato, com excecao da Roberta, os tais 3 meses de adaptacao sao normais para qualquer um...mas nem todos conseguem passar essa fase e adaptar-se completamente ao lugar em que estao e dessa forma, acabam perdendo a oportunidade de viver uma otima experiencia.
Felizmente esse nao e o seu caso :-)
Te aguardo aqui em Paris daqui duas semanas.
Um grande abraco.

RM disse...

Alan, vc esta me chamando de "anormal"?? hehehe ;-))
Re, que bom que agora esta tudo bem p/vc! Vc sabe o quanto eu te enchi por causa dessas coisas, né? Mas sempre foi pro teu bem pq eu TE AMOOOOOOOO!!!

1000 beijos e ja ja nos encontramos de novo!

Marlene Maravilha disse...

Re,
só desejando para ti e para o Rodrigo, junto a família e ao lindíssimo Alan, um final de semana cheio, mas cheio de felicidade!!! Vivam Paris!
Deus abençoe a todos.
Beijos da tia