terça-feira, fevereiro 07, 2006

Viagem #12 - Istanbul - Turquia (Parte I)













Nao tao exotica, nem tao ocidental, um verdadeiro mosaico humano. Assim posso definir Istanbul.
Entre mesquitas e palácios, ruelas impregnadas de aromas, gatos e muita confusao, o dia se arrasta em Istanbul.

O ritmo hipnotizante das rezas islamicas te assaltam 5 vezes ao dias, é como se a cidade toda respondesse a uma só voz saudando Alah.
Povo de extrema simpatia e educacao, assim sao os turcos, sempre dispostos a ajudar e a negociar! Mas esse será o tema da proxima postagem, alem das Cisternas que escondem um tesouro ainda inexplicavel a arqueologos. Uma tarde de negociacoes no Grand Bazaar e um lindo passeio pelo Estreito Bosphorus até o longínquo Mar Negro.
Fiquem aqui com uma pequena mostra do que é Istanbul, a Mesquita Azul, Hagia Sofia - antigo templo catolico ortodoxo, conquistado pelos arabes tornou-se uma Mesquita, onde todos os mosaicos bizantinos que retratavam a vida de Jesus, foram ignorantemente e cruelmente cobertos por tinta. Pouco foi recuperado, hoje Santa Sofia é um lindo museu.
O obelisco egípcio, trazido do Cairo para adornar o antigo hipódromo.
Se tiver um dia a oportunidade de conhecer Istanbul ou a Turquia, nao deixe de ir.


Até breve!

7 comentários:

RM disse...

óbvio que adorei...! e óbvio que queria ter ido junto... beijos!!

Anônimo disse...

re... simplesmente o maximo!! :)
saudades de vc, amigo querido.
beijo grande e abracos apertados, ju

Anônimo disse...

As fotos estão lindas!

O que me mais me tocou em vê-las???

" A LUZ " do lugar é incrível, que bom que vc pode ter estado lá.
bjs

Ps.: vc sabe quem é!!!

Marlene Maravilha disse...

Renato, estas fotos levaram-me de volta a Istambul! Com elas tb lembrei um pouco mais da minha vida passada e dos meus passeios pelo mundo. Agradeço a Deus ter tido a oportunidade de ver tantas maravilhas.
Amo este lugar e toda a Turquia.
É sui-generis. É muito especial!
Vamos ter muito pra conversar na tua volta!!!!
Segue andando. Ainda faltam alguns!
Beijos da tia.

RM disse...

ufa, muito melhor com as correções... hahahahaha!

Alan disse...

Renato, adorei as fotos. Eu também adorei Istambul e espero voltar para a Turquia para poder conhecê-la melhor.
Um abraço.

Anônimo disse...

Re que massa! Quando vc chegar quero que vc me mande esse material para eu poder explicar melhor a artes destes lugares.... daria uma fonte maravilhosa para as minhas aulas! Já que a sua senssibilidade não é vista nos livros!
Beijus